SUCOS DESINTOXICANTES

SUCOS DESINTOXICANTES

por Conceição Trucom

VOCÊ SABIA? QUE AS FRUTAS SÃO O MAIOR RESERVATÓRIO DE ENERGIA SOLAR (PRANA) DA NATUREZA? QUE OS BROTOS E FOLHAS VERDES SÃO OS ALIMENTOS MAIS RICOS EM FIBRAS E CLOROFILA?

OS SUCOS DE FRUTAS, BROTOS, LEGUMES E HORTALIÇAS VÊM GANHANDO ESPAÇO CADA VEZ MAIOR COMO UMA ALTERNATIVA DE INCLUÍREM VEGETAIS FRESCOS E CRUS NA DIETA DIÁRIA.

RICOS EM VITALIDADE, SAIS MINERAIS, VITAMINAS, FIBRAS, AGENTES DE CRESCIMENTO, CLOROFILA E SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES, ELES TÊM AÇÃO VITALIZANTE, ALCALINIZANTE, DEPURATIVA, ADSTRINGENTE E NUTRITIVA ENTRE TANTAS OUTRAS.

SÃO ALIMENTOS VIVOS, QUE QUANDO MADUROS, FRESCOS E CRUS, SÃO VERDADEIROS CÚMPLICES PARA A CONQUISTA DA HARMONIA FÍSICA, ENERGÉTICA E MENTAL DO SER HUMANO.

SÃO EFICIENTES PARA DESINTOXICAR, HIDRATAR, TONIFICAR OS MÚSCULOS E RESGATAR A VITALIDADE. AGEM RAPIDAMENTE NO FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, AJUDAM NA PREVENÇÃO DE INÚMERAS DOENÇAS E RETARDAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE DAS CÉLULAS.

UMA ALIMENTAÇÃO VERDADEIRAMENTE SAUDÁVEL E NATURAL DEVE SER COMPOSTA POR UM MÍNIMO DE 50% DESTES ALIMENTOS FRESCOS E CRUS.

ESTES ALIMENTOS QUANDO MUITO VERDES, MADUROS, CONSERVADOS OU COZIDOS JÁ NÃO APRESENTAM A MESMA VITALIDADE E PODER NUTRICIONAL E TERAPÊUTICO.

PORÉM, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SE DEVE SEMPRE TROCAR O PRATO DE SALADA VERDE OU DE SALADA DE FRUTAS POR UM COPO DE SUCO. A MASTIGAÇÃO TAMBÉM É NECESSÁRIA E UM TIPO DE APRECIAÇÃO E PRAZER NA DEGUSTAÇÃO DOS ALIMENTOS.

MAS, O CONSUMO DIÁRIO DE 1 A 3 COPOS DE SUCOS DESINTOXICANTES, É UMA ATITUDE EXTREMAMENTE SAUDÁVEL E SÁBIA. MEDICINA PREVENTIVA.

OS SUCOS DESINTOXICANTES SÃO UMA ALTERNATIVA PARA:

1) COLOCAR MAIS FRUTAS E VEGETAIS CRUS NA ALIMENTAÇÃO. COM OS SUCOS DESINTOXICANTES, É POSSÍVEL REUNIR GRANDE QUANTIDADE DE NUTRIENTES EM UMA PEQUENA REFEIÇÃO. NA CENTRÍFUGA OU NO LIQUIDIFICADOR, 2 CENOURAS + 1 LARANJA + TRÊS FOLHAS DE COUVE SE TRANSFORMAM EM 1 COPO DE SUCO, REFEIÇÃO ESTA QUE DIFICILMENTE FARÍAMOS SE TIVÉSSEMOS QUE MASTIGAR;

2) EVITAR GASTOS ENERGÉTICOS COM A DIGESTÃO DE ALIMENTOS INEFICIENTEMENTE MASTIGADOS, FATO COMUM NA SOCIEDADE MODERNA;

3)  INGERIR ALIMENTOS QUE TRADICIONALMENTE NÃO COSTUMAM SER INGERIDOS CRUS, COMO A BERINJELA, O BRÓCOLIS OU O INHAME;

4)  INGERIR ALIMENTOS QUE DIFICILMENTE FAZEM PARTE DAS NOSSAS PREFERÊNCIAS, MAS QUE MISTURADOS A OUTROS ACABAM POR SEREM AGRADÁVEIS AO PALADAR.

PREPARADO 100% NO LIQUIDIFICADOR, O SUCO COSTUMA FICAR BASTANTE CREMOSO, JÁ QUE O INDICADO É EVITAR DILUIÇÃO COM MUITA ÁGUA. SÃO SUCOS, NÃO REFRESCOS. SÃO CONCENTRADOS VITALIZANTES, COQUETÉIS ULTRA NUTRITIVOS. NESTE CASO, O SUCO ESTARÁ CONCENTRADO TAMBÉM EM FIBRAS, PORTANTO INDICADO PARA PESSOAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS CRÔNICOS DE CONSTIPAÇÃO, OBESIDADE, GLICEMIA E INTOXICAÇÃO.

CONTRARIAMENTE, O SUCO PREPARADO NA CENTRÍFUGA ACABA SENDO POBRE EM FIBRAS, PORTANTO INDICADO PARA PESSOAS QUE NÃO TÊM PROBLEMAS DE INTESTINO PRESO E QUE DESEJAM FORTALECER RAPIDAMENTE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO E ACELERAR PROCESSOS DE DESINTOXICAÇÃO, CONVALESCENÇA E CURA.

ACREDITO QUE O USO CONJUGADO DO LIQUIDIFICADOR E CENTRÍFUGA É A FORMA QUE APRESENTA MAIS VANTAGENS. NESTE CASO, DEIXO AS FRUTAS CÍTRICAS (ALGUMAS COM A CASCA, COMO O LIMÃO), AS FOLHAS MAIS DURAS E AS RAÍZES PARA PASSAR NA CENTRÍFUGA. O SUCO OBTIDO NA CENTRÍFUGA É ACRESCENTADO AO LIQUIDIFICADOR, PARA BATER OS DEMAIS INGREDIENTES COMO AS FRUTAS E FOLHAS MACIAS, OS BROTOS E OS LEGUMES MAIS SUCULENTOS, COMO O PEPINO E O TOMATE.

O INTERESSANTE É QUE DESSA MANEIRA AS FIBRAS DOS VEGETAIS SÃO "QUEBRADAS", INTERFERINDO MENOS NA ABSORÇÃO DA CLOROFILA, SUBSTÂNCIA QUE CONFERE A COR VERDE ÀS PLANTAS E É MUITÍSSIMO BENÉFICA AO ORGANISMO HUMANO. RESULTADO: APROVEITA-SE A CLOROFILA SEM ELIMINAR AS FIBRAS.

PARA TORNAR MAIS AGRADÁVEL O SABOR DESTES SUCOS, PRINCIPALMENTE ONDE ENTRAM LEGUMES E FOLHAS DE SABOR FORTE, RECOMENDO ACRESCENTAR FRUTAS CÍTRICAS COMO LARANJA, TANGERINA E SEMPRE 1 LIMÃO, PARA DAR UM TOM ÁCIDO, A MAÇÃ E A CENOURA PARA DAR UM TOM DOCE E O INHAME PARA NEUTRALIZAR SABORES. MAS NÃO EXAGERAR NO NÚMERO DE INGREDIENTES, POIS O SABOR PODERÁ FICAR SEM MUITA IDENTIDADE.

PARA QUE NÃO PERCAM SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS, É FUNDAMENTAL QUE OS SUCOS SEJAM CONSUMIDOS IMEDIATAMENTE APÓS O SEU PREPARO.

VOCÊ NÃO PRECISA INICIAR COM MUDANÇAS RADICAIS NA SUA ALIMENTAÇÃO PARA MANTER OU CRIAR A SAÚDE DO SEU CORPO.

UM PRIMEIRO PASSO IMPORTANTE, PARA ATIVAR UM FLUXO DIÁRIO DE LIMPEZA E DESINTOXICAÇÃO DE TODAS AS IMPUREZAS DO ORGANISMO, É FAZER USO DE SUCOS DESINTOXICANTES NO SEU CARDÁPIO MATINAL, LEMBRANDO QUE DEVEM SER NECESSARIAMENTE FRESCOS, OU SEJA, INGERIDOS IMEDIATAMENTE APÓS SEU PREPARO.

TAIS SUCOS SÃO UM COQUETEL DE VITALIDADE E NUTRIÇÃO BÁSICA DA VIDA, QUE PREVINEM DOENÇAS, DESPERTAM ÓRGÃOS E SISTEMAS, FACILITAM TODAS AS TROCAS E AJUDAM NA MOBILIZAÇÃO DE TODAS AS TOXINAS E VENENOS PRESENTES NO ORGANISMO.

SUCOS NÃO DEVEM SER ENCARADOS DE FORMA DIRETA COMO REMÉDIOS. INICIALMENTE ELES SÃO UM CONCENTRADO DE ALIMENTOS VEGETAIS CRUS, FRESCOS E NUTRITIVOS QUE OFERECEM AO CORPO ENERGIA, VITAMINAS, SAIS MINERAIS E FIBRAS, PARA QUE ELE SE MANTENHA SAUDÁVEL. VITALIZADO!

ALERTA: NADA DE TROCAR ALMOÇO OU JANTAR POR SUCO. OS SUCOS DESINTOXICANTES SÃO UMA FERRAMENTA DE SUSTENTAÇÃO AOS NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES, AO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA. O IDEAL É QUE SEJA INGERIDO PELA MANHÃ EM JEJUM, MOMENTO MAIS ADEQUADO DO DIA, QUANDO O CORPO HUMANO ESTÁ MAIS PREPARADO PARA A MOBILIZAÇÃO (ELIMINAÇÃO) DOS SEUS EXCRETOS. OUTRO MOMENTO ADEQUADO SERIA NO INTERVALO DA MANHÃ OU DA TARDE, QUANDO AGUARDAMOS O MELHOR HORÁRIO PARA A PRÓXIMA REFEIÇÃO PRINCIPAL.

OS BENEFÍCIOS DOS SUCOS DESINTOXICANTES SÃO NUMEROSOS, PORQUE SENDO LÍQUIDOS FAVORECEM A PRONTA E INTENSA ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES. VEJAMOS ALGUNS DESTES BENEFÍCIOS:

- MELHORA O SISTEMA CARDIOVASCULAR, INCLUSIVE NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO, QUANDO AJUDA NA DESINTOXICAÇÃO DO SANGUE;

- AUMENTA A DISPOSIÇÃO E A HIDRATAÇÃO, SUAVIZANDO A PELE E DANDO MAIS BRILHO AOS CABELOS;

- AJUDA NA MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO, DA MEMÓRIA E DA LUCIDEZ;

- ATIVA O SISTEMA IMUNOLÓGICO, PORTANTO PREVINE O CÂNCER E AUMENTA A RESISTÊNCIA A GRIPES E RESFRIADOS;

- AUMENTA O VOLUME E O TRÂNSITO INTESTINAL, PREVENINDO PROBLEMAS DE CONSTIPAÇÃO;

- AJUDA NA TONIFICAÇÃO DOS PULMÕES, RINS E FÍGADO.

EVITE TOMAR SUCOS INDUSTRIALIZADOS E CONCENTRADOS DE CAIXINHA, GARRAFA OU LATA. OS INGREDIENTES PASSAM POR UMA ESPÉCIE DE AQUECIMENTO (PASTEURIZAÇÃO) PARA EVITAR A DETERIORAÇÃO, ALÉM DOS FAMOSOS ADITIVOS E CONSERVANTES QUÍMICOS.

O SUCO FRESCO, CONTENDO FRUTAS, RAÍZES, FOLHAS E SEMENTES, É SEM DÚVIDAS, O MAIS SAUDÁVEL E TERAPÊUTICO. DEVE SER INGERIDO IMEDIATAMENTE APÓS O SEU PREPARO, PARA QUE NÃO OXIDE E PERCA SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS E NUTRICIONAIS. OUTRO DETALHE: NÃO SE COLOCA AÇÚCAR OU ADOÇANTES NOS SUCOS DESINTOXICANTES, POIS DEVEMOS COMPREENDER QUE NÃO SE COLOCA VENENO NO REMÉDIO. A IDÉIA É FAZER USO DE FRUTAS BEM DOCES E SECAS PARA ACERTAR O TOM DE PRAZER E DOÇURA DE CADA SUCO.

ESTES SUCOS DESINTOXICANTES SÃO ÓTIMOS:

- DE FRUTAS CÍTRICAS: FONTE DE ÁCIDO CÍTRICO E VITAMINA C, SÃO LAXANTES, MINERALIZANTES E ANTIOXIDANTES, RETARDANDO O ENVELHECIMENTO E PREVENINDO DOENÇAS;

-  DE CENOURA COM MAÇÃ E AIPO: UM BOM REVIGORANTE, MINERALIZANTE E ENRAIZADOR;

-  DE FOLHAS VERDES: RICOS EM CLOROFILA (MAGNÉSIO) E FIBRAS, TRAZEM SERENIDADE E ATIVAM TODO O SISTEMA DIGESTIVO. ENERGIZA, LIMPA O SANGUE E COMBATE A PRISÃO DE VENTRE. MISTURE SEMPRE COM O LIMÃO E UMA FRUTA DOCE (MAÇÃ, MANGA, MAMÃO FORMOSA, CAQUI) PARA PROPORCIONAR A PERFEITA FIXAÇÃO DO FERRO;

-  DE ALIMENTOS RICOS EM BETACAROTENO: AJUDAM A PREVENIR CERTOS TIPOS DE CÂNCER. SÃO ELES: CENOURA, MANGA, TOMATE, ABÓBORA, AGRIÃO, ESPINAFRE, BETERRABA E BRÓCOLIS.

IMPORTANTE

PREPARE OS SUCOS EM CASA COM FRUTAS E HORTALIÇAS FRESCAS, PREFERENTEMENTE ORGÂNICAS (PRINCIPALMENTE PEPINO, BERINJELA, TOMATE E MORANGO) E MUITO BEM LAVADAS. TOME O SUCO IMEDIATAMENTE APÓS O SEU PREPARO E NÃO GUARDE SOBRAS NA GELADEIRA OU CONGELE. APÓS 5-10 MINUTOS DE PREPARO ELES NÃO TERÃO MAIS AS MESMAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS E NUTRICIONAIS.

VOCÊ PODERÁ PREPARÁ-LOS NO LIQUIDIFICADOR OU NA CENTRÍFUGA, POIS PARA CADA CASO EXISTE UMA FORMA MAIS INDICADA. PARA CONSTIPADOS RECOMENDO NO LIQUIDIFICADOR SEM COAR. PARA DOENÇAS AGUDAS OU CRÔNICAS, ONDE A RECUPERAÇÃO PRECISA SER URGENTE, RECOMENDO NA CENTRÍFUGA.

O IDEAL É TOMÁ-LO AO NATURAL, OU SEJA, SEM ADOÇAR. APROVEITE PARA APRECIAR MELHOR O SABOR DOS ALIMENTOS "IN NATURA" E COMEÇAR A REDUZIR SUAS NECESSIDADES DE INGERIR AÇÚCAR EM EXCESSO.

EVITE USAR ÁGUA, POIS A IDÉIA É QUE SEJAM COQUETÉIS CONCENTRADOS DE VITALIZAÇÃO INSTANTÂNEA. QUANDO PREPARADOS NO LIQUIDIFICADOR É COMUM PRECISAR ACRESCENTAR 1/2 COPO DE ÁGUA (QUE PODE SER DE COCO OU SUCO ESPREMIDO PREVIAMENTE) E TENDEM A FICAR BEM CREMOSOS. NESTE CASO, BEBA MASTIGANDO-O. QUANDO NA CENTRÍFUGA NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR ÁGUA E OS SUCOS SAEM BEM LÍQUIDOS, PORÉM SUPER FORTES.

ESTES SUCOS DESINTOXICANTES SÃO INFALÍVEIS:

IMUNIDADE: 2 MAÇÃS + 1 LARANJA DESCASCADA DEIXANDO A PARTE BRANCA + RAMOS DE MANJERICÃO + 1 SUCO DE 1 LIMÃO E RASPAS DA CASCA.

CALMANTE: 1 CENOURA + 1 MAÇÃ + 1/2 MAÇO DE ALFACE (TALO INCLUSO) + 1 SUCO DE 1 LIMÃO E RASPAS DA CASCA.

DESINTOXICANTE: 1 CENOURA + 1 PEPINO (COM CASCA) + 1/2 BETERRABA MÉDIA CRUA + 1/2 XÍCARA (CHÁ) DE TALOS E FOLHAS DE HORTELÃ + 1 SUCO DE 1 LIMÃO E RASPAS DA CASCA.

DIGESTIVO: 1 XÍCARA (CHÁ) DE ABACAXI EM CUBOS + 1 CENOURA + 1 XÍCARA DE TALOS DE ERVA-DOCE + 1 SUCO DE 1 LIMÃO E RASPAS DA CASCA.

ENERGÉTICO: 1 XÍCARA (CHÁ) DE UVA ITÁLIA SEM AS SEMENTES + 3 KIWIS + 1 LARANJA PÊRA DESCASCADA DEIXANDO A PARTE BRANCA.

MOUSSE LAXANTE: 1 FATIA DE MAMÃO FORMOSA (O MAMÃO PAPAIA É MAIS CALÓRICO E CONTÉM MUITO AGROTÓXICO) + SUCO DE 1 LARANJA + SUCO DE 1 LIMÃO + 5 AMEIXAS SECAS SEM CAROÇO (OU 2 COLHERES DE SOPA DE UVA PASSA SEM CAROÇO). BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR E TOMAR SEM COAR.

ENGANA FOME: 1 TOMATE + 1/2 PEPINO COM CASCA + 1 TALO DE SALSÃO + SUCO DE 1 LIMÃO. BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR, TEMPERAR COM MOLHO SHOYO OU UMA PITADA DE SAL E TOMAR NO INTERVALO DA MANHÃ OU DA TARDE.

ESPECIAL ENERGÉTICO - DIZEM QUE É O SUCO DO RENASCIMENTO. PREVINE GRIPES, RESFRIADOS E POTENCIALIZA A CURA DE PROBLEMAS INFECCIOSOS. AJUDA A COMBATER NÁUSEAS E DEIXA A PELE SUAVE: 4 CENOURAS + 1 MAÇÃ + 1 SUCO DE 1 LIMÃO INTEIRO (COM A CASCA) + SUCO DE 2 LARANJAS + 1 PEDAÇO DE GENGIBRE. PASSAR TUDO PELA CENTRÍFUGA E TOMAR IMEDIATAMENTE.

ALGUMAS RECEITAS:

CENOURA E SALSA: 2 CENOURAS - 1 LIMÃO INTEIRO (POLPA E RASPAS DA CASCA) - SUCO DE 1 LARANJA - 2 TALOS DE SALSÃO - ½ MAÇO DE SALSA (TALOS E FOLHAS). OPCIONAL: SUBSTITUIR AS RASPAS DA CASCA DO LIMÃO POR 3 GOTAS DE ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DA CASCA DO LIMÃO.

BENEFÍCIOS: O ALTO TEOR DE SÓDIO ATUA NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO DA PELE E AJUDA NA ELIMINAÇÃO DE TOXINAS. INGERIDO COM FREQÜÊNCIA, AUXILIA AS FUNÇÕES DOS RINS, AJUDA A DISSOLVER CÁLCULOS RENAIS E A PREVENIR HEPATITE. AGE TAMBÉM COMO DIURÉTICO NATURAL.

MAÇÃ E BRÓCOLIS: 2 MAÇÃS - SUCO DE 1 LARANJA - 1 LIMÃO INTEIRO (POLPA E RASPAS DA CASCA) - 2 FOLHAS DE BRÓCOLIS - 2 HASTES COM FLOR DE BRÓCOLIS. OPCIONAL: SUBSTITUIR AS RASPAS DA CASCA DO LIMÃO POR 3 GOTAS DE ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DA CASCA DO LIMÃO.

BENEFÍCIOS: TEM GRANDE QUANTIDADE DE MINERAIS E SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES, QUE EVITAM A FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES, AJUDANDO A DIMINUIR OS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO E O APARECIMENTO DE DOENÇAS DEGENERATIVAS, COMO O CÂNCER. AGE TAMBÉM COMO AUXILIAR NA PREVENÇÃO DE ANEMIA.

COUVE E CENOURA: 4 FOLHAS DE COUVE - 4 CENOURAS - 2 MAÇÃS - 2 TANGERINAS - 1 LIMÃO.

BENEFÍCIOS: RICO EM MINERAIS E VITAMINAS DO COMPLEXO B, AUXILIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER, FACILITA O METABOLISMO DAS PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS, ALÉM DE SER UM AGENTE ANTIESTRESSE NATURAL. AJUDA TAMBÉM A MELHORAR A APARÊNCIA DA PELE DO ROSTO.

REFRESCANTE: 1 TOMATE GRANDE MADURO E PICADO - MEIO PEPINO PICADO - 1 TALO DE AIPO OU SALSÃO PICADO - SUCO DE 1 LARANJA - SUCO DE 1 LIMÃO. ESTE SUCO PODE SER TEMPERADO COM MOLHO SHOYO E SER TRANSFORMADO NUM DELICIOSO SUCO MATA-FOME.

BENEFÍCIOS: O PEPINO É UM AGENTE REFRESCANTE NATURAL, PERFEITO PARA OS DIAS DE CALOR. AJUDA A DIMINUIR O INCHAÇO CAUSADO PELA TENDINITE. TAMBÉM É INDICADO PARA QUEM TEM QUEDA DE CABELO E PRECISA FORTIFICAR OS FIOS.

LEIA MAIS EM: SUCOS DESINTOXICANTES COM SEMENTES

CONCEIÇÃO TRUCOM é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE - EDITORA ALAÚDE, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.