LIMÃO - AGENTE ALCALINIZANTE E MINERALIZANTE

LIMÃO - AGENTE ALCALINIZANTE E MINERALIZANTE

por Conceição Trucom

O LIMÃO É UMA FRUTA CÍTRICA PORQUE CONTÉM CERCA DE 6% DE ÁCIDO CÍTRICO EM SEU SUCO. OU SEJA, CADA 100 GRAMAS DE SUCO FRESCO E PURO DE LIMÃO, CONTÉM CERCA DE 6 GRAMAS DE ÁCIDO CÍTRICO E CITRATOS, QUE SÃO OS SAIS DO ÁCIDO CÍTRICO.

TAL CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO OCORRE EM QUALQUER UMA DAS SUAS VARIEDADES: NO LIMÃO ORIGINAL QUE É O SICILIANO, NO LIMÃO GALEGO, NOS TIPOS RÚSTICOS COMO É O CASO DOS LIMÕES CRAVO, ROSA, CAPETA OU VINAGRE, OU MESMO NO LIMÃO ENXERTADO COMO É O CASO DO TAHITI.

ESTE TEOR DE 6%, CONSIDERADO O MAIS ELEVADO DE TODAS AS FRUTAS, DIFERENCIA O LIMÃO DAS DEMAIS FRUTAS CÍTRICAS, JÁ QUE AS LARANJAS, TANGERINAS E POMELOS, APESAR DE SEREM FRUTAS DA MESMA CLASSIFICAÇÃO, APRESENTAM NA COMPOSIÇÃO DE SEUS SUCOS (FRESCO E PURO) A CONCENTRAÇÃO MÉDIA DE 0,6 A 1,0% DE ÁCIDO CÍTRICO E CITRATOS. OU SEJA, O LIMÃO CHEGA A CONTER ATÉ 10 VEZES MAIS ÁCIDO CÍTRICO QUE SEUS PARENTES DE CLASSE.

NO ASPECTO TERAPÊUTICO, O ÁCIDO CÍTRICO É UM ÁCIDO ORGÂNICO E TRICARBOXÍLICO QUE, DENTRO DA QUÍMICA E DO ORGANISMO HUMANO, TEM AÇÃO TAMPONANTE E ALCALINIZANTE, OU SEJA, POSSUI O PODER DE ESTABILIZAR UMA CONDIÇÃO LEVEMENTE ALCALINA EM TODOS OS LÍQUIDOS CORPORAIS, NO SANGUE, NA LINFA, NO LÍQUIDO CRÂNIO-SACRAL OU NOS LÍQUIDOS INTRA E EXTRACELULARES.

DO PONTO DE VISTA METABÓLICO, ESSA ESTABILIZAÇÃO LEVEMENTE ALCALINA DOS LÍQUIDOS CORPORAIS, QUE TEM UM PH ENTRE 7,36 A 7,42, É A CONDIÇÃO IDEAL PARA TODOS OS PROCESSOS ORGÂNICOS ACONTECEREM DA FORMA MAIS EQUILIBRADA E HARMÔNICA. OU SEJA, FAVORECE A SAÚDE, SUA PRESERVAÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

EM SÍNTESE, O LIMÃO TEM O PODER DE REALIZAR UMA REENGENHARIA DA QUALIDADE HÍDRICA DE TODO O ORGANISMO, BENEFICIANDO O CÉREBRO, PULMÕES, RINS, SISTEMA LINFÁTICO, IMUNOLÓGICO, SISTEMA NERVOSO, INTESTINOS, FÍGADO, ENFIM TODOS OS SISTEMAS E ÓRGÃOS VITAIS.

ASSIM, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE INGERE O SUCO DO LIMÃO, PURO OU COM OUTROS ALIMENTOS ESPECIAIS E INDICADOS, INICIA-SE UM PROCESSO DE FACILITAÇÃO DE ALCALINIZAÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS METABÓLICOS.

AO CONTRÁRIO DOS CONCEITOS ARRAIGADOS NA SOCIEDADE, INCLUSIVE ENTRE MÉDICOS E NUTRICIONISTAS, O LIMÃO SÓ PODE SER RECONHECIDO COMO UM ALIMENTO ÁCIDO ATÉ O MOMENTO DE SER INGERIDO, POIS APÓS SUA INGESTÃO, PURO OU IDEALMENTE COMPOSTO COM OUTROS ALIMENTOS, FUNCIONARÁ COMO UM AGENTE ALCALINIZANTE, CONDIÇÃO ESTA QUE SERÁ TÃO MAIS CONSTANTE, QUANTO MAIS DIÁRIO E METÓDICO FOR O CONSUMO DO LIMÃO.

O ÁCIDO CÍTRICO DO LIMÃO, QUANDO INGERIDO, IRÁ SE COMBINAR COM SAIS MINERAIS LIVRES (BIODISPONÍVEIS) A BASE DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E FERRO, FORMANDO OS RESPECTIVOS CITRATOS SALINOS, QUE CONFERIRÃO O DESEJADO PH IDEAL QUE É LEVEMENTE ALCALINO.

TAL FENÔMENO EXPLICA OUTRA IMPORTANTE PROPRIEDADE TERAPÊUTICA DO LIMÃO, QUE É A DE SER UM AGENTE DE FIXAÇÃO DE SAIS MINERAIS.

QUANDO SE DESEJA MELHORAR ASPECTOS DA SAÚDE COMO ANEMIA, OSTEOPOROSE E VITALIDADE, PORTANTO AUMENTAR A PRESENÇA DE FERRO, CÁLCIO E MAGNÉSIO EM NOSSO ORGANISMO, NADA COMO FAZER USO DE ALIMENTOS RICOS NESSES ELEMENTOS E ASSOCIAR O LIMÃO A ELES.

POR ESSA MESMA RAZÃO INDICA-SE O PREPARO DOS SUCOS DESINTOXICANTES SEMPRE COM O USO DO LIMÃO ADICIONADO A ESTES INGREDIENTES ESPECIAIS QUE SÃO AS FRUTAS, RAÍZES, FOLHAS E SEMENTES, SEMPRE CRUS, FRESCOS E IDEALMENTE ORGÂNICOS.

LEIA MAIS EM: SUCOS DESINTOXICANTES

LEIA MAIS EM: SUCOS, LANCHES E SOPAS DESINTOXICANTES

CONCEIÇÃO TRUCOM é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O PODER DE CURA DO LIMÃO e ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE - EDITORA ALAÚDE, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.