DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE DOCES

DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE DOCES

- DIMINUIR AOS POUCOS O CONSUMO DIÁRIO DE DOCES, ATÉ CONSEGUIR DEIXAR SOMENTE PARA O FINAL DE SEMANA OU ESPORADICAMENTE (DATAS ESPECIAIS).

- CONSUMIR ALIMENTOS QUE AUMENTAM A SEROTONINA, PORQUE ESTANDO ESTE NEUROTRANSMISSOR EM NÍVEL ADEQUADO, FICA MAIS FÁCIL CONTROLAR A VONTADE DE COMER DOCES. ALIMENTOS QUE TENHAM TRIPTOFANO COMO A BANANA, A AVEIA, AS OLEOGINOSAS, ETC., AUMENTAM A SEROTONINA. O TRIPTOFANO É PRECURSOR DA SEROTONINA.

- FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS AUMENTA A SEROTONINA E DIMINUI A VONTADE DE COMER DOCES.

- COMER FRUTAS SECAS (DAMASCO SECO, PASSAS, BANANA DESIDRATADA, MAÇÃ DESIDRATADA, ABACAXI DESIDRATADO, AMEIXA SECA, ETC.) DIMINUI O DESEJO PELO DOCE.

- NÃO LEVAR DOCE PARA CASA. QUANDO ESTIVER COM MUITA VONTADE DE COMER UM DOCE, COMA UMA PEQUENA PORÇÃO DO DOCE QUE VOCÊ MAIS GOSTA, E BEM DEVAGAR... SENTINDO TODO O PRAZER QUE ELE PODE PROPORCIONAR. SE TIVER ESTOQUE EM CASA, FICA MAIS DIFÍCIL O AUTOCONTROLE.

- FRACIONAR AS REFEIÇÕES AJUDA A ESTABILIZAR O AÇÚCAR NA CORRENTE SANGUÍNEA, BEM COMO A SEROTONINA, DIMINUINDO ASSIM A VONTADE IRRESISTÍVEL DE COMER UM DOCE.

- NÃO TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ CAUSA HIPOGLICEMIA (BAIXA DE AÇÚCAR NO SANGUE), CAUSANDO FADIGA, IRRITAÇÃO, ETC. E AUMENTANDO O HORMÔNIO DO ESTRESSE (CORTISOL). ESSE HORMÔNIO AUMENTA A VONTADE DE COMER DOCE AO LONGO DO DIA.

OBSERVAÇÃO:

- ALIMENTOS RICOS EM CROMO: MELHORA A AÇÃO DA INSULINA, AJUDANDO A CONTROLAR A COMPULSÃO POR DOCE. FONTES: CEREAIS INTEGRAIS, OLEOGINOSAS, CANELA, BRÓCOLIS, ETC.

- ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO: REDUZ A VONTADE DE COMER DOCE. FONTES: FOLHOSOS VERDE ESCURO, CEREAIS INTEGRAIS, OLEOGINOSAS, ETC.

- O MELHOR HORÁRIO PARA COMER DOCE É APÓS O ALMOÇO, PORQUE VAI ESTAR JUNTO DE FONTES DE PROTEÍNAS, DE GORDURAS BOAS E DE FIBRAS, QUE AJUDAM A DESACELERAR A VELOCIDADE DE ABSORÇÃO DO DOCE, E ALÉM DISSO, VAI TER TEMPO DE QUEIMAR PARTE DESSA CALORIA COM AS ATIVIDADES DO DIA.

- SALPICAR CANELA NO DOCE REDUZ A ABSORÇÃO DO AÇÚCAR.

Neuza Cavalcanti - Nutricionista