CONSUMIR DOIS VEGETAIS POR DIA AJUDA A PREVENIR O CÂNCER DE MAMA

CONSUMIR DOIS VEGETAIS POR DIA AJUDA A PREVENIR O CÂNCER DE MAMA

MULHERES QUE CONSOMEM VEGETAIS COM FREQUÊNCIA ESTÃO MENOS PROPENSAS A DESENVOLVER CÂNCER DE MAMA, DIZ UM ESTUDO REALIZADO PELA BOSTON UNIVERSITY E PUBLICADO NO JORNAL ‘AMERICAN JOURNAL OF EPIDEMIOLOGY’. SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O CÂNCER DE MAMA É HOJE A DOENÇA QUE MAIS CAUSA MORTES ENTRE AS MULHERES NO BRASIL, JUNTAMENTE COM O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, SENDO RESPONSÁVEL POR APROXIMADAMENTE 10 MIL ÓBITOS POR ANO.

A PESQUISA OBSERVOU 51.900 MULHERES DURANTE 12 ANOS. NESSE PERÍODO, 1270 MULHERES DESENVOLVERAM CÂNCER DE MAMA. DEPOIS DE ANALISAR A DIETA DE CADA UMA DAS PARTICIPANTES DA PESQUISA, OS CIENTISTAS PERCEBERAM QUE AS MULHERES QUE CONSUMIAM NO MÍNIMO DOIS VEGETAIS POR DIA TINHAM 45% MENOS CHANCES DE DESENVOLVER A DOENÇA DO QUE AQUELAS QUE COMIAM MENOS DO QUE QUATRO VEGETAIS POR SEMANA.

DE ACORDO COM OS AUTORES DO ESTUDO, AS MULHERES AFRODESCENDENTES PRECISAM TER ATENÇÃO REDOBRADA COM A ALIMENTAÇÃO. ELAS TÊM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER CÂNCER DE MAMA DO QUE AS MULHERES COM PELE MAIS CLARA, E POR ISSO, O BAIXO CONSUMO DE VEGETAIS PODE SER AINDA MAIS NOCIVO.

SEGUNDO A PESQUISA, ALGUNS TIPOS DE VEGETAIS PODEM TER UMA PAPEL AINDA MAIOR NA REDUÇÃO DE CHANCES DE CÂNCER DE MAMA. ALIMENTOS COMO BRÓCOLIS, MOSTARDA, COUVE E HORTALIÇAS VERDES, SÃO RICOS EM GLUCOSINOLATOS, AMINOÁCIDOS QUE TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA.

ALÉM DELES, OUTROS ALIMENTOS COMO ALHO, NABO, ALFACE, ABÓBORA E ESPINAFRE POSSUEM MENORES QUANTIDADES DE GLUCONISOLATOS, E DEVEM FAZER PARTE DA DIETA.

ADICIONAR PORÇÕES DIÁRIAS DE CENOURA NAS REFEIÇÕES É OUTRA DICA IMPORTANTE PARA COMBATER A DOENÇA GRAÇAS A PRESENÇA DOS CAROTENOIDES, SUBSTÂNCIA PRESENTES NOS VEGETAIS ALARANJADOS. A INDICAÇÃO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE HARVARD, NOS ESTADOS UNIDOS.

POR CAUSA DO BETACAROTENO, A CENOURA UNE DIVERSOS BENEFÍCIOS À SAÚDE: ATUA COMO ANTIOXIDANTE, BENEFICIA A VISÃO NOTURNA, AUMENTA A IMUNIDADE, DÁ ELASTICIDADE À PELE, BRILHO AOS CABELOS E FORTALECE AS UNHAS, ALÉM DE ATUAR NO METABOLISMO DE GORDURAS. COMER, PELO MENOS, DUAS PORÇÕES DIÁRIAS DE ALIMENTOS RICOS EM CAROTENO DIMINUI EM ATÉ 17% OS RISCOS DE CÂNCER DE MAMA, DIZEM OS AUTORES DO ESTUDO.

COMA MAIS VEGETAIS

PRATO NUTRITIVO QUE SE PREZE É REGADO DE LEGUMES E VERDURAS, NÃO IMPORTANTE SE ELES ESTÃO COZIDOS OU NÃO. UM EXEMPLO DISSO É A CONCLUSÃO DE UMA PESQUISA RECENTE REALIZADA POR CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE NEWCASTLE, NA INGLATERRA, CUJO RESULTADO APONTOU QUE QUANDO UMA CENOURA É COZIDA INTEIRA CARREGA 25% MAIS DO COMPOSTO FALCARINOL, QUE PREVINE CONTRA O CÂNCER, DO QUE QUANDO É CORTADA EM PEDAÇOS. ISSO PORQUE, UMA VEZ PICADA, SUA SUPERFÍCIE AUMENTA E OS NUTRIENTES ESCAPAM COM FACILIDADE NA ÁGUA FERVENTE.

A NUTRICIONISTA CYNTHIA ANTONACCIO, DA CONSULTORIA NUTRICIONAL EQUILIBRIUM, DE SÃO PAULO, ENSINA A MANEIRA CORRETA DE MAXIMIZAR PROPRIEDADES IMPORTANTES DOS VEGETAIS.

BRÓCOLIS: É RICO EM VITAMINAS C, A, NOS MINERAIS CÁLCIO E FERRO, FOLATO (QUE AFASTA ANEMIAS) E BIOFLAVONOIDES, QUE PROTEGEM CONTRA O DESENVOLVIMENTO DE TUMORES. A MELHOR FORMA DE COZINHAR UM VEGETAL RICO EM VITAMINA C É A VAPOR, POIS COMO ELA É FOTOSSENSÍVEL, OU SEJA, NÃO SUPORTA GRANDES TEMPERATURAS, DE MODO QUE O COZIMENTO ACABA DESTRUINDO SUAS PROPRIEDADES.

REPOLHO: ESTUDOS INDICAM QUE PESSOAS QUE CONSOMEM BOAS QUANTIDADES DESSE ALIMENTO APRESENTAM MENORES CHANCES DE DESENVOLVER CÂNCER DE CÓLON. O EFEITO PROTETOR É ATRIBUÍDO A COMPOSTOS COMO OS BIOFLAVONOIDES E OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, RESPONSÁVEIS POR INIBIR O CRESCIMENTO DE TUMORES E PROTEGER AS CÉLULAS DOS DANOS CAUSADOS PELOS RADICAIS LIVRES. COZINHAR O VEGETAL NO VAPOR PRESERVA A MAIOR PARTE DOS SEUS NUTRIENTES. OS MÉTODOS DE COZIMENTO RÁPIDO TAMBÉM REDUZIRÃO O ODOR SULFUROSO, LIBERADO QUANDO O REPOLHO É AQUECIDO. OUTRA DICA É EVITAR COZINHÁ-LO EM UMA PANELA DE ALUMÍNIO PARA NÃO CAUSAR A REAÇÃO QUÍMICA QUE DESCOLORE O VEGETAL E ALTERA SEU SABOR.

ESPINAFRE: VITAMINAS A, C, OS MINERAIS POTÁSSIO E FERRO, ALÉM DO FOLATO, INTEGRAM ESSAS FOLHAS VERDE-ESCURAS. PARA EVITAR O COZIMENTO EXCESSIVO, PREFIRA PREPARAR A VAPOR OU REFOGADO NA FRIGIDEIRA. ESSES MÉTODOS PRESERVAM A TEXTURA E O SABOR, ALÉM DE MINIMIZAR A PERDA DE MUITAS VITAMINAS QUE SÃO SOLÚVEIS NA ÁGUA. APESAR DESTA REDUÇÃO, O ESPINAFRE COZIDO POSSUI UM VALOR NUTRICIONAL MAIOR QUE A VERSÃO CRUA.

COUVE-FLOR: É NUTRITIVA, RICA EM FIBRAS E POBRE EM CALORIAS. PARA RETER MELHOR OS SEUS NUTRIENTES, COZINHE NO VAPOR OU FERVA RAPIDAMENTE. MAS QUANDO É COZIDA POR MUITO TEMPO, ELA FICA MOLE E LIBERA COMPOSTOS SULFOROSOS. UMA ALTERNATIVA É USAR UMA PANELA SEM TAMPA, QUE AJUDA A DISPERSAR ESTES COMPOSTOS. 

PIMENTÃO: PODEM SER SERVIDOS CRUS, COZIDOS A VAPOR, TOSTADOS OU COZIDOS. ALÉM DE CONTER VITAMINAS A E C, OS PIMENTÕES DE CORES FORTES POSSUEM ALTO TEOR DE BIOFLAVONOIDES, COMPOSTOS QUE AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER, E DE ÁCIDOS FÓLICOS QUE INIBEM A FORMAÇÃO DE TUMORES.