ALIMENTOS QUE ELIMINAM O EXCESSO DE LÍQUIDO NO CORPO

ALIMENTOS QUE ELIMINAM O EXCESSO DE LÍQUIDO NO CORPO

ALGUNS DESCONFORTOS, COMO MÃOS E PÉS QUE FICAM INCHADOS AO LONGO DO DIA E A ROUPA QUE NÃO FECHA, SÃO SINTOMAS COMUNS PARA QUEM SOFRE COM A RETENÇÃO LÍQUIDA. ESSES INCÔMODOS ACONTECEM COM MAIS FREQUÊNCIA EM DIAS DE CALOR.

A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS LEVA TAMBÉM AO AUMENTO DO PESO CORPORAL REPENTINO, O QUE GERA MUITA ANSIEDADE. PARA SE TER UMA IDEIA, É POSSÍVEL AUMENTAR O NÚMERO DA BALANÇA EM ATÉ DOIS QUILOS EM UM SÓ DIA.

MUITAS SÃO AS CAUSAS DESSE MAL. ENTRE AS MAIS IMPORTANTES PODEMOS CITAR:

- OSCILAÇÃO HORMONAL;

- SEDENTARISMO;

- SOBREPESO;

- OBESIDADE;

- TABAGISMO;

- INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS;

- ALIMENTAÇÃO INADEQUADA. 

NÃO É TÃO DIFÍCIL COMBATER ESSES SINTOMAS. MONTAR UM CARDÁPIO SEMANAL AGREGA BEM-ESTAR AO SEU DIA-A-DIA. VEJA ESSAS DICAS:

- INCLUA UMA PORÇÃO DE IOGURTE DESNATADO UMA VEZ AO DIA;

- CONSUMA ARROZ INTEGRAL EM PELO MENOS UMA DAS REFEIÇÕES DIÁRIAS;

- ACRESCENTE AVEIA (1 COLHER DE SOPA) EM SEU CAFÉ DA MANHÃ;

- NOZES E SEMENTES OLEAGINOSAS DUAS VEZES AO DIA, MAS SEM EXAGERO, POIS SÃO CALÓRICAS.

- NÃO TENHA MEDO DE INGERIR LÍQUIDOS, COMO ÁGUA, ÁGUA DE COCO E CHÁS DIURÉTICOS (CAPIM LIMÃO, DENTE DE LEÃO, ETC.);

- APOSTE NOS VEGETAIS VERDES ESCUROS E MONTE SALADAS DELICIOSAS (COUVE, AGRIÃO, RÚCULA E ESPINAFRE SÃO BOAS OPÇÕES);   

- ALGUNS ALIMENTOS POSSUEM AÇÃO DIURÉTICA, COMO A MELANCIA, O MELÃO, O ABACAXI, A ALCACHOFRA, A SALSA, O PEPINO E OUTROS. COMA UMA PORÇÃO DESTES ALIMENTOS POR DIA;

INCLUA ALIMENTOS RICOS EM ZINCO NA ALIMENTAÇÃO, SUA DEFICIÊNCIA PODE COLABORAR PARA O AUMENTO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS. ENTRAM NA LISTA: CARNE BOVINA, AVES, LEITE E DERIVADOS, OSTRAS, MARISCOS, CEREAIS, NOZES E FEIJÃO. O CONSUMO IDEAL PARA O ADULTO É DE 8 A 11 MG/DIA;

- PARA MANTER O SABOR E DIMINUIR O SAL É ACONSELHÁVEL SUBSTITUÍ-LO POR TEMPEROS COMO ALHO, CEBOLA, NOZ MOSCADA, ORÉGANO, MANJERICÃO, ALECRIM E GENGIBRE.

OUTRA MUDANÇA IMPORTANTE É MANTER SEU PESO ESTÁVEL. O SOBREPESO E A OBESIDADE AGRAVAM O QUADRO DE RETENÇÃO. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS DE MANEIRA REGULAR E MODERADA, ELES SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA BOA CIRCULAÇÃO DO SANGUE, E, CONSEQUENTEMENTE, COMBATEM O INCHAÇO. TAMBÉM É BOM EVITAR O USO DE ROUPAS E SAPATOS MUITO APERTADOS, QUE COMPROMETEM A CIRCULAÇÃO.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/