9 SEGREDOS QUE A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA

 

9 SEGREDOS QUE A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA

Por Laissa Soares

FOMOS LEVADOS A ACREDITAR QUE OS ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO A RESPOSTA CERTA À VIDA AGITADA DE HOJE. NOVAS MODAS E ANÚNCIOS EXTRAVAGANTES FAZEM PROMESSAS QUE NOS FAZEM CONSUMIR MAIS E MAIS. A TRISTE REALIDADE É QUE OS PRODUTOS PROCESSADOS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, TORNANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL EVITÁ-LOS.

OS ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO MAIS PRÁTICOS – BENEFÍCIO MUITO PROCURADO NUMA SOCIEDADE COM CADA VEZ MENOS TEMPO. É MUITO MAIS FÁCIL FAZER UM BOLO ABRINDO UMA CAIXA, DERRAMANDO UMA MISTURA SECA E ACRESCENTANDO UM OVO E UM POUCO DE ÓLEO DO QUE COMEÇAR DO ZERO. MAS QUE PREÇO PAGAMOS POR ESSA GRANDE CONVENIÊNCIA?

AQUI ESTÃO 9 COISAS QUE OS RÓTULOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO CONTAM PARA VOCÊ:

1. ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO VICIANTES E PODEM FAZER VOCÊ COMER DEMAIS

ALIMENTOS INTEGRAIS SÃO CONSTITUÍDOS POR HIDRATOS DE CARBONO, PROTEÍNAS, GORDURAS, FIBRAS E ÁGUA. QUANDO ELES SÃO PROCESSADOS, OS COMPONENTES DESTES ALIMENTOS SÃO MODIFICADOS (FIBRAS, ÁGUA E NUTRIENTES SÃO REMOVIDOS, POR EXEMPLO) E EM OUTROS CASOS, OS COMPONENTES SÃO CONCENTRADOS. EM CADA CASO, O PROCESSAMENTO MUDA A FORMA COMO ELES SÃO DIGERIDOS E ASSIMILADOS EM SEU CORPO.

COMER ALIMENTOS ALTAMENTE PROCESSADOS OU ALTAMENTE CONCENTRADOS PODE ESTIMULAR ARTIFICIALMENTE A DOPAMINA (NEUROTRANSMISSOR DO PRAZER), O QUE DESEMPENHA GRANDE PAPEL NO VÍCIO. DESTA FORMA, VOCÊ ESTÁ COMENDO ALIMENTOS QUE NÃO POSSUEM NUTRIENTES E FIBRAS, MAS CRIAM UMA SENSAÇÃO AGRADÁVEL. A DEPENDÊNCIA ALIMENTAR COMEÇA PORQUE VOCÊ SE SENTE BEM QUANDO ESTÁ COMENDO ESSES ALIMENTOS, E ELES FAZEM VOCÊ PENSAR QUE SÃO MAIS SABOROSOS. VOCÊ ANSEIA AQUELA SENSAÇÃO PRAZEROSA DE NOVO E DE NOVO E VOILÀ… ISSO É O QUE INICIA UMA DEPENDÊNCIA ALIMENTAR.

2. ALIMENTOS PROCESSADOS ESTÃO LIGADOS À OBESIDADE

ADITIVOS EM ALIMENTOS PROCESSADOS, COMO O XAROPE DE MILHO DE ALTA FRUTOSE, AÇÚCAR E GLUTAMATO MONOSÓDICO TÊM SIDO ASSOCIADOS AO GANHO DE PESO E OBESIDADE.

DR. MERCOLA INFORMOU RECENTEMENTE SOBRE UM NOVO ESTUDO, MOSTRANDO QUE A OBESIDADE INFANTIL PODE SER REDUZIDA EM 18%, SIMPLESMENTE CORTANDO ANÚNCIOS DE FASTFOOD DURANTE A PROGRAMAÇÃO INFANTIL.

3. ALIMENTOS PROCESSADOS CONTRIBUEM PARA UM ECOSSISTEMA INTERNO DESEQUILIBRADO

ISSO PODE LEVAR A PROBLEMAS DIGESTIVOS, DESEJOS INCONTROLÁVEIS, DOENÇAS E ENFERMIDADES. A MICROFLORA BENÉFICA NÃO PODE SOBREVIVER EM SEU TRATO DIGESTIVO QUANDO VOCÊ A ESTÁ ENVENENANDO. COMO NÓS, AS BACTÉRIAS BOAS PROSPERAM COM ALIMENTOS QUE SÃO FEITOS PELA NATUREZA, NÃO PELO HOMEM.

4. UMA DIETA RICA EM ALIMENTOS PROCESSADOS PODE LEVAR À DEPRESSÃO, PROBLEMAS DE MEMÓRIA E ALTERAÇÕES DE HUMOR

INGREDIENTES EM ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO MUITAS VEZES O MENOR CUSTO E A MENOR NUTRIÇÃO. POR EXEMPLO: AS GORDURAS E ÓLEOS USADOS EM ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO REFINADOS, O QUE SIGNIFICA QUE ELES SÃO SEPARADOS DOS ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, NECESSÁRIOS PARA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE, HUMOR E MEMÓRIA. SEU CORAÇÃO, HORMÔNIOS E CÉREBRO SOFREM QUANDO VOCÊ OPTAR POR COMER ESSAS GORDURAS E ÓLEOS. NO LUGAR, ESCOLHA GORDURAS E ÓLEOS ORGÂNICOS, NÃO REFINADOS OU “VIRGENS”.

5. ALIMENTOS PROCESSADOS CAMINHAM LADO A LADO COM “COMER CORRENDO” OU MULTITAREFA

A MAIORIA DAS PESSOAS ESCOLHE CONVENIÊNCIA QUANDO ESTÃO NA CORRERIA. E NA VIDA AGITADA DE HOJE, QUEM DE NÓS NÃO ESTÁ? INFELIZMENTE, FAZER OUTRAS COISAS ENQUANTO SE COME, FAZ COM QUE AS PESSOAS PERCAM O CONTATO COM SEU APETITE NATURAL, MUITAS VEZES LEVANDO AO GANHO DE PESO. ALÉM DISSO, FAZER TUDO AO MESMO TEMPO ENVIA SINAIS ERRADOS PARA O SEU SISTEMA DIGESTIVO, QUE PRECISA ESTAR EM UM MODO TRANQUILO PARA DIGERIR CORRETAMENTE.

6. RÓTULOS NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO MUITAS VEZES ENGANOSOS E TÊM EFEITOS NOCIVOS À SAÚDE

MUITOS RÓTULOS DIZEM “SEM AÇÚCAR”, MAS CONTÊM OUTROS ADOÇANTES COMO AGAVE, QUE É TÃO RUIM QUANTO O XAROPE DE MILHO.

ALÉM DISSO, O RÓTULO DO PRODUTO PODE ESCONDER INGREDIENTES GENETICAMENTE MODIFICADOS, ALIMENTOS E ADITIVOS NOCIVOS, COMO O GLUTAMATO MONOSÓDICO (ESTES ESTÃO ESCONDIDOS ATRÁS DE PALAVRAS NO RÓTULO COMO “AROMAS NATURAIS”).

7. DIETAS RICAS EM CARNES PROCESSADAS (COMO SALSICHAS E EMBUTIDOS) TÊM SIDO ASSOCIADAS A VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER

UMA DAS RAZÕES PARA ESSA LIGAÇÃO COM O CÂNCER, É PROVAVELMENTE POR CAUSA DOS CONSERVANTES UTILIZADOS EM CARNES PROCESSADAS. CLARE HUGHES, GERENTE DO PROGRAMA DE NUTRIÇÃO DO ‘AUSTRALIAN CANCER COUNCIL’, DIZ QUE UMA SÉRIE DE ESTUDOS LIGOU A CARNE PROCESSADA AO CÂNCER E QUE O PROBLEMA TEM VÁRIAS CAMADAS. “CARNES PROCESSADAS SÃO RICAS EM SAL E GORDURA. ALÉM DISSO, OS PRODUTOS QUÍMICOS, COMO OS NITRITOS, SÃO ADICIONADOS A MUITAS CARNES PROCESSADAS PARA MANTER A SUA COR E PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO. NITRITOS PODEM SER CONVERTIDOS NO ESTÔMAGO PARA NITROSAMINAS CARCINOGÊNICAS.”

8. COMER MUITOS ALIMENTOS PROCESSADOS PODE LEVAR À INFERTILIDADE E À DESNUTRIÇÃO

OS ALIMENTOS PROCESSADOS, COMO CEREAIS, SÃO PRIVADOS DE IMPORTANTES VITAMINAS E NUTRIENTES QUE SEU CORPO PRECISA REALMENTE. VOCÊ PODERIA COMER UMA GRANDE QUANTIDADE DE CALORIAS E AINDA ESTAR DESNUTRIDO, SE SUA DIETA É RICA EM ALIMENTOS PROCESSADOS. ESTUDOS EM ANIMAIS MOSTRARAM QUE, AO LONGO DE TRÊS GERAÇÕES, UMA DIETA DEFICIENTE PROVOCA A INTERRUPÇÃO DA REPRODUÇÃO. HOJE A INFERTILIDADE ESTÁ AUMENTANDO, AFETANDO 7,3 MILHÕES DE PESSOAS NOS EUA.

9. ALIMENTOS PROCESSADOS SÃO FEITOS PARA LONGA VALIDADE, NÃO VIDA LONGA!

PRODUTOS QUÍMICOS, ADITIVOS E CONSERVANTES SÃO ADICIONADOS AOS ALIMENTOS PROCESSADOS, DE MODO QUE ELES DUREM POR UM LONGO TEMPO SEM ESTRAGAR OU AFETAR O SABOR DA COMIDA. OS FABRICANTES DE ALIMENTOS GASTAM TEMPO, DINHEIRO E PESQUISA EM BELAS EMBALAGENS E ESTRATÉGIAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO PRODUTO, COM POUCA ATENÇÃO SOBRE A FORMA COMO OS ALIMENTOS IRÃO PROLONGAR A SUA VIDA OU OFERECER SAÚDE DURADOURA.

Laissa Soares

O INSTITUTO NACIONAL VIDA SAUDÁVEL ACREDITA QUE SÓ É POSSÍVEL VIVER DE VERDADE COM SAÚDE PLENA. POR ISSO ABRIMOS A CORTINA DIVULGANDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS, CORROBORADAS POR PESQUISAS E PROFISSIONAIS ISENTOS SOBRE O QUE REALMENTE INFLUENCIA SUA SAÚDE. AS INFORMAÇÕES TRAZIDAS AQUI NÃO SÃO ORIENTAÇÕES MÉDICAS DEFINITIVAS. NADA É DEFINITIVO. POR ISSO TE CONVIDO A TESTAR E DESCOBRIR O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ! NÃO CONCORDA? PÕE EM PRÁTICA, ANALISE E VOLTA AQUI PARA DIVIDIR! O SEU CORPO É ÚNICO E ESTÁ SEMPRE FALANDO COM VOCÊ. SÓ VOCÊ É CAPAZ DE OUVI-LO E PERCEBER O QUE REALMENTE FUNCIONA PARA SI.

http://www.invs.com.br/9-segredos-industria-alimenticia-nao-quer-qu...